05 de março – Dia da Merendeira

Imagem

Combater a subnutrição: diariamente as merendeiras fazem o possível e o impossível para nos alimentar – Foto: Arquivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário

No dia a dia da escola, uma personagem quase nunca é lembrada. A merendeira, aquela cuja mão brilha de tanto ataque do detergente amigo, o rosto sua com o calor do fogão e da cozinha sem exaustor, e que não fraqueja diante da desvalorização do seu importante trabalho.
 
Quem lembra da merendeira senão aquele que sente fome e a procura quando a barriga ronca e o estômago aperta? Ela nunca nos nega uma porção de comida e, muitas vezes, em quantidade maior que a esperada. Sorrimos por dentro e por fora com tamanha generosidade.
 
A merendeira, agora concursada, tem a mão amiga que não pode se cansar, pois sabe que dela depende vários boquinhas famintas – muitas vezes a degustar unicamente os produtos servidos por aquela mão abençoada . Sem estamão amiga, daremos vazão à subnutrição – que está associada ao aumento da vulnerabilidade às doenças, ao rendimento escolar deficiente entre crianças e à baixa produtividade entre adultos.
 
A subnutrição infantil é um dos principais fatores determinantes das taxas de “mortalidade infantil”. A subnutrição é uma condição crônica acarretada pela ingestão ou absorção insuficiente (ou deficiente) de alimentos. Portanto, vamos aplaudir aquelas que verdadeiramente fazem o espetáculo.

About Nubia Dutra

Nubia Dutra é psicóloga, psicoterapeuta, advogada criminalista, especialista em direito civil e processual civil, especializanda em perícia criminal, poeta e estudante de teologia. Nasceu sob o signo de sagitário, tem um temperamento alegre, é espirituosa e adora animais.

Leave a comment